Brechó

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Tricô

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Xadrez

Yoga

Violão

Projetos: Geração de Trabalho e Renda

Pão
Chocolate
Bolacha

Informática

Manicure e Pedicure

Massoterapia

Feira Solidária

Dia dos Pais
Dia das Mães
Páscoa
Arraiá

Crochê 2

Crochê

Corte e Costura - Lourdes

Corte e Costura - Lisete

Coral

Química Capilar

Cabeleireira

Bordado

Biblioteca

Artesanato - Bijuterias

Artesanato

Bem Vindo

domingo, 19 de agosto de 2007

Muito obrigado pela visita! Não esqueça de ler a postagem "Quem Somos" no final do blog!

Oração a São José
O´ São José, pai nutrício de Nosso Senhor Jesus Cristo e verdadeiro esposo de Maria Virgem, rogai por nós. Fazei, ó São José, que levemos uma vida sem mácula e, sob o vosso patrocínio decorra ela sempre segura. Ó José, pai virginal de Jesus, puríssimo esposo da Virgem Maria, rogai por nós cada dia ao mesmo Jesus, Filho de Deus, para que, munidos das armas da sua graça, pelejemos valorosamente na vida e sejamos por ele coroados na morte. Amém.

Irmãs de São José

sábado, 18 de agosto de 2007


109 Anos a Serviço da Vida e da Comunhão no RS
A Congregação das Irmãs de São José remonta aos meados do século XVII, na cidade de Le-Puy-en-Velay, França, célebre por sua Catedral e pela devoção à Virgem Maria. Sensibilizado face à ignorância religiosa, o abandono do povo diante da vida e da fé, famílias e aldeias viviam divididas pelo ódio e pela violência, hospitais desorganizados e os asilos fechados entregavam à rua uma multidão de crianças, velhos, doentes, inválidos e famintos. Era uma situação calamitosa e devastadora, exigindo solução para tantos males, tanta miséria e fome, o jesuíta Pe. Jean Pierre Médaille, na contemplação profunda dos mistérios da Eucaristia e da Encarnação do Verbo, recebeu a feliz inspiração. Transpôs leis, obstáculos e num gesto audacioso lançou a semente de seu Pequeno Projeto: Organizar grupos, constituídos de três, quatro, ou seis mulheres, geradoras de vida, zelosas da glória do Pai e do serviço ao próximo, realizando a união entre si, com todas as pessoas e com Deus. É o início do que será depois a Congregação das Irmãs de São José que surge como resposta às necessidades materiais e espirituais da época (1650). Chegada das Irmãs de São José ao Rio Grande do Sul Foi no dia 23 de dezembro de 1898, ao meio-dia, que as primeiras Irmãs de São José, da França, chegaram a Garibaldi, seu primeiro campo de missão no Rio Grande do Sul.
Foram elas: Irmãs Maria Paula Dunand, Maria Azélia Diorcet, Clotilde Zeberer e Dorotéia Pachod.
As irmãs chegaram numa carreta e foram saudadas e aplaudidas pelo povo de Garibaldi.
Muitas foram as dificuldades aqui encontradas: comunicação, saudade, fome, o desconhecido..., mas em seu coração estava arraigada a semente do “Pequeno Projeto”.
Desde então, nesses 109 anos, entre preces e trabalhos, lutas, sacrifícios, muita alegria e esperança, as Irmãs de São José estão a serviço do povo gaúcho, organizadas neste Estado, em três Províncias hoje, com sede, respectivamente em Porto Alegre, Caxias do Sul e Lagoa Vermelha. Atuam ainda nos Estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rondônia, Amazonas, Rio Grande do Norte e na Bolívia.
Assim, vivendo e ajudando a viver a igualdade, a fraternidade entre as pessoas, introduzindo-as na realidade de Deus, as Irmãs de São José são desafiadas a serem centelhas do grande amor, segundo o desejo e o projeto do fundador: Jean Pierre Médaille.

1990 - Chegada das Irmãs Arsênia Erthal e Adelaide Ferrari.
Início do trabalho junto ao povo das periferias de Alvorada ligado à Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
1993 - Chegada da Irmã Celestina Erthal a pedido do Pároco para assumir as comunidades dos bairros Jardim Porto Alegre e Santa Helena.
1995 – Vem residir no Jardim Algarve Ir. Teresinha Dalmagro trabalhando então em uma escola particular de Alvorada.
1996 – Ir. Maria Aparecida de Barros passa a residir na comunidade do Jardim Algarve.
1996 – Ir. Zélia Magoga passa a residir na comunidade como Professora de Datilografia para um grupo de pessoas do bairro.
1997 – Ir. Dilia Cambruzzi vem fazer parte da comunidade e assume a Pastoral da Saúde coordenando os grupos das farmácias comunitárias.
1999 – Ir. Neuza Rodrigues vem substituir Ir. Dilia assumindo a Pastoral da Saúde e o grupo dos temperos.
2000 – Ir. Jurema Crócoli vem fazer parte da comunidade das Jd. Algarve e assume a coordenação da comunidade e os grupos de rancho e leite.
2002 – Ir. Antonieta Tomé vem reforçar a comunidade do Jd. Algarve operando na Catequese no bairro Torotama e nos grupos de Pão.
2005 – Ir. Terezinha Godenho vem fazer parte da comunidade assumindo a Pastoral da Saúde e os grupos de Pão.
2005 – Ir. Lourdes Clelia Vanin passa a fazer parte da comunidade colaborando com o projeto da Casa Vida na preparação dos ranchos e leite para as pessoas assistidas e também auxiliando no atendimento normal dos grupos que recebem a cesta básica no Jardim Algarve e Jardim Porto Alegre.
2007 Ir. Maria Diumira Barcellos Neglia vem para a comunidade e assume a coordenação da Casa Vida São José.
2008 Ir. Aurora Martello e Ir. Santina Pasuch vem residir no Jardim Algarve.
Atualmente as 2 Irmãs: Maria Diumira Barcellos Neglia e Aurora Martello estão realizando a missão na Casa Vida São José buscando prosseguir no processo de responder as necessidades da população mais carente da periferia do bairro Jd. Algarve ajudando as pessoas através de cursos profissionalizantes, formação humana e Cristã.


QUEM SOMOS:


A Casa Vida São José é uma obra social mantida pela Sociedade Caritativo Literária São José cuja sede se encontra em Caxias do Sul. Esta obra está a serviço do povo mais pobre e humilde do municipio de Alvorada.

A Casa Vida tem por finalidade promover as familias, os jovens, os adolescentes e as crianças através de programas sociais como geração de trabalho e renda em diversas oficinas tais como:

-Manicure e pedicure

-Corte e costura doméstica

-Artesanato

-Crochê

-Pintura em tecido

-Bordado

-Tricô

-Estamparia

-Informática

-Violão

Realizamos atendimento à crianças, adolescentes e jovens através da Biblioteca onde acontece as seguintes atividades:

-Circulo de leitura

-Teatro

-Música

-Ioga

A maior preocupação da Casa Vida é proporcionar formação humana, cultural e religiosa para que as pessoas atendidas possam viver com dignidade e serem cidadãs tornando o mundo um lugar onde haja partilha e fraternidade para que todos tenham voz e vez!!!


Casa Vida São José
Rua do Gaviões, nº 733
Jardim Algarve - Alvorada/RS - Brasil
CEP: 94859340
Fone: 51 34427327
E-mail: casavidasaojose@hotmail.com
casavidasaojose@gmail.com