Irmãs de São José

sábado, 18 de agosto de 2007


109 Anos a Serviço da Vida e da Comunhão no RS
A Congregação das Irmãs de São José remonta aos meados do século XVII, na cidade de Le-Puy-en-Velay, França, célebre por sua Catedral e pela devoção à Virgem Maria. Sensibilizado face à ignorância religiosa, o abandono do povo diante da vida e da fé, famílias e aldeias viviam divididas pelo ódio e pela violência, hospitais desorganizados e os asilos fechados entregavam à rua uma multidão de crianças, velhos, doentes, inválidos e famintos. Era uma situação calamitosa e devastadora, exigindo solução para tantos males, tanta miséria e fome, o jesuíta Pe. Jean Pierre Médaille, na contemplação profunda dos mistérios da Eucaristia e da Encarnação do Verbo, recebeu a feliz inspiração. Transpôs leis, obstáculos e num gesto audacioso lançou a semente de seu Pequeno Projeto: Organizar grupos, constituídos de três, quatro, ou seis mulheres, geradoras de vida, zelosas da glória do Pai e do serviço ao próximo, realizando a união entre si, com todas as pessoas e com Deus. É o início do que será depois a Congregação das Irmãs de São José que surge como resposta às necessidades materiais e espirituais da época (1650). Chegada das Irmãs de São José ao Rio Grande do Sul Foi no dia 23 de dezembro de 1898, ao meio-dia, que as primeiras Irmãs de São José, da França, chegaram a Garibaldi, seu primeiro campo de missão no Rio Grande do Sul.
Foram elas: Irmãs Maria Paula Dunand, Maria Azélia Diorcet, Clotilde Zeberer e Dorotéia Pachod.
As irmãs chegaram numa carreta e foram saudadas e aplaudidas pelo povo de Garibaldi.
Muitas foram as dificuldades aqui encontradas: comunicação, saudade, fome, o desconhecido..., mas em seu coração estava arraigada a semente do “Pequeno Projeto”.
Desde então, nesses 109 anos, entre preces e trabalhos, lutas, sacrifícios, muita alegria e esperança, as Irmãs de São José estão a serviço do povo gaúcho, organizadas neste Estado, em três Províncias hoje, com sede, respectivamente em Porto Alegre, Caxias do Sul e Lagoa Vermelha. Atuam ainda nos Estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rondônia, Amazonas, Rio Grande do Norte e na Bolívia.
Assim, vivendo e ajudando a viver a igualdade, a fraternidade entre as pessoas, introduzindo-as na realidade de Deus, as Irmãs de São José são desafiadas a serem centelhas do grande amor, segundo o desejo e o projeto do fundador: Jean Pierre Médaille.

1990 - Chegada das Irmãs Arsênia Erthal e Adelaide Ferrari.
Início do trabalho junto ao povo das periferias de Alvorada ligado à Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
1993 - Chegada da Irmã Celestina Erthal a pedido do Pároco para assumir as comunidades dos bairros Jardim Porto Alegre e Santa Helena.
1995 – Vem residir no Jardim Algarve Ir. Teresinha Dalmagro trabalhando então em uma escola particular de Alvorada.
1996 – Ir. Maria Aparecida de Barros passa a residir na comunidade do Jardim Algarve.
1996 – Ir. Zélia Magoga passa a residir na comunidade como Professora de Datilografia para um grupo de pessoas do bairro.
1997 – Ir. Dilia Cambruzzi vem fazer parte da comunidade e assume a Pastoral da Saúde coordenando os grupos das farmácias comunitárias.
1999 – Ir. Neuza Rodrigues vem substituir Ir. Dilia assumindo a Pastoral da Saúde e o grupo dos temperos.
2000 – Ir. Jurema Crócoli vem fazer parte da comunidade das Jd. Algarve e assume a coordenação da comunidade e os grupos de rancho e leite.
2002 – Ir. Antonieta Tomé vem reforçar a comunidade do Jd. Algarve operando na Catequese no bairro Torotama e nos grupos de Pão.
2005 – Ir. Terezinha Godenho vem fazer parte da comunidade assumindo a Pastoral da Saúde e os grupos de Pão.
2005 – Ir. Lourdes Clelia Vanin passa a fazer parte da comunidade colaborando com o projeto da Casa Vida na preparação dos ranchos e leite para as pessoas assistidas e também auxiliando no atendimento normal dos grupos que recebem a cesta básica no Jardim Algarve e Jardim Porto Alegre.
2007 Ir. Maria Diumira Barcellos Neglia vem para a comunidade e assume a coordenação da Casa Vida São José.
2008 Ir. Aurora Martello e Ir. Santina Pasuch vem residir no Jardim Algarve.
Atualmente as 2 Irmãs: Maria Diumira Barcellos Neglia e Aurora Martello estão realizando a missão na Casa Vida São José buscando prosseguir no processo de responder as necessidades da população mais carente da periferia do bairro Jd. Algarve ajudando as pessoas através de cursos profissionalizantes, formação humana e Cristã.


2 comentários:

Angela Lara disse...

É interessante aprender coisas novas! Estou adorando este curso e o frequento desde Março do ano passado. Aprendi a costurar e fazer artigos de feltro com a Professora Lucia Lúcia Rocha. Agora estamos com a Professora Maria Elisa, aprendendo de tudo um pouco, pois este é o objetivo do Curso! Obrigada Casa Vida São José, pela oportunidade dada a tantos que de ti precisam!!!!!!!!

Patrick Erhart Pereira disse...

Olá... gostaria de informações sobre a Irmã Santina Pasuch que esteve em nossa Paróquia de MS por quase 10 anos. Favor enviar resposta ou contato por: pkep1@hotmail.com ou Whats: 67999824840. Agradeço muito. Deus abençoe.